Busca por conteúdo, posts e vídeos

5 DICAS PARA TER AUMENTAR A AUTOESTIMA

Eva ouviu especialista que te dá o caminho!

A autoestima está relacionada com o modo como você trata a si mesmo, seus comportamentos e hábitos que fazem parte do seu estilo de vida. Por muitas vezes foi um assunto complicado de se falar, muitos ainda não entendem a necessidade e a importância de se auto estimar para ter um bem-estar físico e psicológico. A falta de estima pode resultar em sérios problemas, como depressão e ansiedade. Para combatê-la, é necessário algumas dicas e reflexões para incorporar a autoestima no seu dia a dia! A terapeuta Patricia Ali Massaroto te dá 5 dicas essenciais para você colocar na sua rotina de pensamento!

EVA: A autoestima está ligada ao humor?

Patrícia: Sim. A pessoa precisa estar bem consigo mesma para que a autoestima se eleve.

EVA: Qual o sinal de que a autoestima está diminuindo?

Patrícia: O sinal mais claro da diminuição da autoestima começa quando a pessoa permite que outras pessoas falem ou tomem atitudes por ela mesma. É quando ela perde sua própria referência. Outros sinais claros são: sentir-se triste na maior parte do tempo e se observar mais que o normal.

EVA: O que fazer para se sentir melhor?

Patrícia: Neste ponto, é relativa a adaptação de cada pessoa. Mas ouvir sempre músicas alegres, vestir roupas de cores mais alegres e estar ao redor de pessoas que te façam bem, são pontos primordiais.

EVA: As redes sociais estão relacionadas com a autoestima da mulher hoje?

Patrícia: Sim, infelizmente tanto positivo quanto negativamente as redes sociais influenciam na autoestima. E deixo algo para se pensar e refletir – Nara Almeida (Modelo e Influencer de 24 anos que faleceu em decorrência de um câncer no estômago). Ela tinha milhares de seguidores nas redes sociais que a ajudavam com muito apoio.

EVA: Quais as dicas para se sentir mais confiante e ter uma autoestima maior?

Patrícia: Seja magnética! E se ame mais a cada dia. E para aumentar sua estima, aqui vai um exercício: Na frente do espelho olhando para os olhos, repita em todos os momentos possíveis “Eu me amo mais hoje do que eu me amei ontem.”

ANOTE E INCORPORE!

1 – SE CONHEÇA

A primeira dica tem a ver com o autoconhecimento. Antes de tentar conhecer o próximo, é necessário conhecer a si mesma: saber os lugares que você gosta de frequentar, de comer, quais presentes gosta de ganhar e o que gosta de fazer. São elementos fundamentais para se agradar e curtir sua própria companhia, sem depender de ninguém.

2 – PENSE POSITIVO

Ok, as vezes é normal acordar triste e achar que tudo está dando errado. Mas isso não deve acontecer com frequência. Você se torna responsável por seus sonhos, então precisa lutar por eles, e o segredo é acreditar. Pensar positivo é fundamental. Nem tudo acontece como o esperado, você deve entender e saber que faz parte da vida. Mas ver o mundo com um olhar positivo ajuda a tornar o dia mais leve. Encontre um hobby e faça dele um hábito: seja meditar, ou fazer um curso que sempre quis.

3 – CUIDE DA SAÚDE

É comum associarmos autoestima com beleza, mas antes de praticar exercícios para ter um corpo legal, é essencial pensar na saúde. Ter uma alimentação saudável, praticar exercícios (caminhada ou academia), e beber água, são atitudes simples que fazem a diferença e ajudam a se sentir mais leve, com bom humor.

4 – CONFIE EM SI MESMA

As redes sociais estão aí para isso, fazer você ir em busca de roupa, cabelo e corpo perfeito. O que não é real. É preciso ter segurança em seus pensamentos e atitudes. E modo como fazemos isso são exemplos para conseguir adquirir toda essa confiança: ouvir músicas divertidas, ler textos motivacionais, pesquisar vídeos sobre aquela viagem que você sempre quis fazer, aprender um novo idioma. São essas formas que te fazer ganhar poder em si mesma.

5 – SE ACEITE

Pare de se comparar aos outros e aceite o jeito que você é. Mude quando quiser mudar, e não porque alguém falou que deveria. Descubra coisas novas de acordo com seus gostos. Tenha novas experiências e viva por você. Compre novas roupas, mude o cabelo, tenha novos amigos e saia pra jantar num lugar diferente. Saiba que você é o seu poder de escolha e ninguém tem o direito de escolher por você. Aceite e faça o que quiser.

Por Geovanna Caroline – @geovannacaroli