Busca por conteúdo, posts e vídeos

DICAS PRÁTICAS E PSICOLÓGICAS PARA GANHAR DINHEIRO

Está no vermelho? Nome no Serasa? Foi pego pela crise?

Segundo o coach Paulo Vieira, a definição principal para riqueza é: viver nas suas possibilidades e não nas limitações. “Se eu ganho 3 mil reais, eu vivo com estes 3 mil reais. Eu pego ônibus, pago minhas contas e ainda sobra dinheiro. Hoje, ainda tem pessoas que ganham 200 mil reais, mas falta dinheiro. Você tem que viver nos próprios termos, nas suas possibilidades e não nas suas limitações”.

O primeiro passo, segundo especialistas, é trabalhar com a renegociação de dívidas (vá até o banco, argumente com o gerente, faça propostas dentro do que você pode pagar). Segundo? Zerar o cartão de crédito (comece a pagar à vista e só use em caso de emergência). Terceiro? Pare de pegar empréstimos no banco. Quarto? Substitua seus gastos por coisas mais baratas (avalie no que você está gastando dinheiro). Certamente, você já viu uma pessoa que considera que é rica, mas ela não é: “é aquela pessoa que gasta para mostrar que é rico para aquele que ele nem gosta! Compra sapato de marca, blusa de marca, só para mostrar para o outro que ele é poderoso”.

Para Paulo Vieira, “uma pessoa tem que se pagar, pagar as contas, doar dinheiro, investir dinheiro, ir atrás de seus sonhos, usufruir desse dinheiro e ainda sobrar!”, diz o coach.

CINCO DICAS PARA CRIAR RIQUEZA

A primeira dica é: decidir mudar a sua vida. “Em que nível financeiro estou? Em que patamar financeiro você quer estar? Decida ser rico, ser próspero e trilhar este rumo”. O coach explica que você precisa ter posicionamento de vida e dá exemplos de pessoas que colocam a “culpa” de não estudar ou se aprimorar em cursos, na empresa em que trabalha. “Isso não existe! Você tem que investir em você! Você só não tem as coisas pelo que você não sabe. Você chegou até onde você sabe, mas aonde você não sabe, só o conhecimento pode te levar! Aprender é mudar”.

A segunda dica: reconhecer o seu patamar financeiro. “Quanto eu devo? Em cartão, cheque… O que eu tenho? Se tiver apartamento ou carro financiado, você não tem, é do banco. Este balanço patrimonial vai te mostrar em que patamar você está. Faça o que você tem, menos o que você deve. Pobres odeiam fazer essas contas. Seja como rico!”.

Terceira dica: controle rígido de quanto você ganha e quanto e como você gasta. “Você precisa criar uma planilha e se organizar. Você precisa saber tudo e fazer sobrar. Faça a conta sempre! Dinamize os gastos, perceba para onde está indo o seu dinheiro”.

Quarta dica: Você tem que pegar o que sobrar e investir. “Você pode pensar em ganhar dinheiro dormindo. Fazer o dinheiro produzir dinheiro. Ter uma renda de milhares de reais sem ter que trabalhar por ela: royalties trabalhando por você, aluguéis trabalhando por você, dinheiro produzindo dinheiro”.

Quinta dica: não acreditar em enriquecimento fácil. “Quando alguém fizer proposta de dinheiro fácil, não entre nessa! Já vi muita gente ganhar e depois perder tudo. Dinheiro que vem fácil, vai fácil”.

Para o coach, “ser rico é ter independência financeira. É ter uma renda passiva: quando você não trabalha e consegue ser rico. Tem gente que ganha dinheiro mas não tem dinheiro. Por exemplo: conheço uma pessoa que ganha 49 mil reais por mês e vive endividada. Ela ganha dinheiro mas não tem. Você tem que saber investir esse dinheiro. Procure o melhor investimento: tesouro, título, fundo imobiliário, terrenos… você escolhe”. E por último: USUFRUA E DOE. “ O que adianta você ganhar dinheiro e não usufruir? O que adianta você ser rico e ser miserável?”. Pense nisso! E conta pra gente depois.