Busca por conteúdo, posts e vídeos

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NA REDE SOCIAL? É MAIS COMUM DO QUE VOCÊ IMAGINA!

 

NUM PAÍS ONDE MAIS DE 10 MILHÕES DE PESSOAS USAM APLICATIVOS PARA ENCONTRAR O PAR PERFEITO, COMO O TINDER POR EXEMPLO, NÃO É DE SE ESTRANHAR QUE OS MAL INTENCIONADOS TAMBÉM ESTEJAM ESPALHADOS PELO MUNDO ONLINE.
“A GENTE TEM QUE SABER QUE AS REDES TEM SIDO ALIADAS PARA AS MULHERES POR QUE VÁRIOS CASOS QUE NÃO ERAM DIVULGADOS ESTÃO SENDO EXPOSTOS COMO PEDIDOS DE AJUDA. VÁRIOS CASOS CHEGARAM A MIM POR ISSO. SÓ QUE TAMBÉM É UM ESPAÇO PARA COMETIMENTO DE CRIMES” REVELA A PROMOTORA GABRIELA MANSSUR.


70% DOS CRIMES COMETIDOS NA INTERNET SÃO CONTRA AS MULHERES. EM MEADOS DE FEVEREIRO, A PAISAGISTA ELAINE CAPARROZ, FOI MAIS UMA VÍTIMA DE UM CRIME QUE COMEÇOU PELA INTERNET. “AS PESSOAS MOSTRAM, NAS REDES SOCIAIS E APLICATIVOS, O MELHOR DELAS. QUANDO A PESSOA ENCONTRA COM O PARCEIRO PESSOALMENTE, PERCEBE QUE NÃO É NADA DAQUILO… E AÍ SE A PESSOA TIVER UMA INTENÇÃO CRIMINOSA, A MULHER ESTÁ EM SITUAÇÃO DE RISCO”.
A PROMOTORA LEMBRA QUE PARA O PRIMEIRO ENCONTRO PESSOAL DEPOIS DO PAPO VIRTUAL, VALE AQUELA VELHA MÁXIMA: IR A LOCAIS PÚBLICOS, AVISAR A FAMÍLIA… MAS SE POR BAIXO DO DON JUAN ESTIVER UM AGRESSOR OU UM MAL INTENCIONADO, NO SEGUNDO ENCONTRO, QUANDO ELE SOUBER QUE ESTARÁ SOZINHO COM ELA POR QUE JÁ GANHOU SUA CONFIANÇA, O CRIME PODE ACONTECER.
“QUANDO A GENTE FALA AGRESSOR, É O HOMEM QUE COMETEU QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA: SEJA XINGAMENTO, AMEAÇA, CONTROLE, ISOLAMENTO, DESPREZO. E ESSA VIOLÊNCIA PODE VIR PARA O LADO FÍSICO DEPOIS DO VIRTUAL OU FICAR NO VIRTUAL, QUANDO TEMOS POR EXEMPLO A AMEAÇA, PERSEGUIÇÃO… ISSO NÃO DEIXA MARCAS NEM PROVAS E É UMA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER QUE É COMETIDA”, CONTA A PROMOTORA.
GABRIELA MANSSUR TAMBÉM COMENTA SOBRE A EXPOSIÇÃO DE IMAGENS ÍNTIMAS DAQUELA MULHER SEM O CONSENTIMENTO DELA. “É UM CRIME CONTRA A MULHER QUE PODE ATÉ SER CHAMADO DE PORNOGRAFIA DE REVANCHE OU VINGANÇA, OU AINDA SER ENQUADRADO NA LEI DA IMPORTUNAÇÃO SEXUAL, CONDUTA ATRIBUÍDA A ESTE HOMEM QUE PRATICOU A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER”.
“QUANDO A PESSOA SE RELACIONA VITUALMENTE HÁ A SENSAÇÃO DE QUE SE ELA COMETER ALGO CONTRA O OUTRO, ESSA PESSOA NÃO SERÁ PRESA EM FLAGRANTE. ESSA SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE GERA ENCORAJAMENTO DE CRIMES PELO MEIO VIRTUAL. QUANDO A PESSOA ESTÁ NA FRENTE DO COMPUTADOR OU DA TELA DE UM CELULAR, ELA SE SENTE MAIS FORTE PARA AMEAÇAR OU XINGAR UMA PESSOA. ISSO GERA UMA SENSAÇÃO DE PODER. A IMPUNIDADE ENCORAJA AQUELE MOMENTO”.

PERCEBA OS SINAIS

A PROMOTORA LEMBRA QUE SE VOCÊ PERCEBER MENTIRAS OU QUE  DO OUTRO LADO PODE TER ALGUÉM MUITO DISSIMULADO – QUE DISFARÇA UMA SITUAÇÃO PARA TENTAR ESCONDER ALGO OU FINGE SER UMA PESSOA QUE NÃO É – VOCÊ TEM QUE REDOBRAR O CUIDADO OU ATÉ CANCELAR O ENCONTRO.

PERFIL DO CRIME NA REDE SOCIAL


DAS VÍTIMAS: MULHERES MAIS JOVENS E SOLTEIRAS, PROCURAM SE RELACIONAR PELA INTERNET POR QUE A TECNOLOGIA ESTÁ INSERIDA NA VIDA DELAS DESDE CEDO. MAS TAMBÉM TEM MULHERES MAIS MADURAS, DIVORCIADAS OU SOLTEIRAS QUE BUSCAM RELACIONAMENTO.
DOS AGRESSORES: “O QUE EU PERCEBO, É QUE SÃO PESSOAS QUE SE DIZEM BEM SUCEDIDAS, DIVORCIADAS, MOSTRAM FOTOS DE TERNO, VIAJANDO… DÃO A FALSA IMPRESSÃO DE PESSOA MADURA BEM CENTRADA E DECIDIDA. MAS MUITAS VEZES NÃO SÃO”.