Busca por conteúdo, posts e vídeos

COMO SABER SE VOCÊ ESTÁ VIVENDO UM RELACIONAMENTO ABUSIVO?

COMO SABER SE VOCÊ ESTÁ VIVENDO UM RELACIONAMENTO ABUSIVO?

Oito sinais de que você está numa relação tóxica

 

“Geralmente os sinais já aparecem no início do relacionamento, mas estamos tão entregues ao sentimento, que interpretamos erroneamente o comportamento do parceiro como atitudes de amor, quando na realidade não é”, afirma a psicóloga especialista em relacionamentos, Josiane Souza.

Monitorar, diminuir, moldar, ter posse, manipular, abusar e, por fim, agredir e ameaçar. Muitas vezes, podem parecer ações distantes da sua realidade. Mas Josiane dá exemplos práticos que acontecem no dia a dia e que muitas mulheres não percebem. “Sabe aquele parceiro que quer satisfação o tempo todo sobre o que você está fazendo e com quem está? É a pessoa que te liga o tempo inteiro para vigiar seus passos. Esse é um sinal importante de um relacionamento abusivo”, afirma a especialista.

“Tem situações em que você se sente humilhado, desvalorizado ou desprezado? O parceiro diz na frente dos outros ‘você é um lixo, não presta pra nada’, ou ainda, te proíbe de postar determinadas fotos nas redes sociais ou diz o que você pode ou não pode fazer… Chega um ponto em que você acha que tem que pedir autorização para o parceiro para tomar uma atitude”, diz Josiane sobre diminuir e ter posse sobre o parceiro.

Além disso, um sinal importante é saber se você mudou depois que começou a se relacionar com outra pessoa. “Observe se você se expressa do jeito que o parceiro quer. Do jeito que o agrada. A maior prisão que podemos ter na vida é aquela quando a gente descobre que não está sendo aquilo que é, mas o que o outro gostaria que a gente fosse”.

Josiane também fala de abuso sexual dentro da própria relação. E dá um exemplo. “É quando o parceiro acredita que pode obrigar a parceira a ter relação mesmo que não deseje. Para ele, é inadmissível que ela não queira fazer sexo quando ele deseja. Também é possível observar quando o parceiro ameaça destruir suas coisas ou que é capaz de acabar com a própria vida se terminar com ele. Esse é o sinal de ameaça. E, por último, a agressão física, que é empurrar, beliscar, bater, até quebrar as coisas para te intimidar. Esses são alguns sinais de que você tem que observar na sua relação. Muitas vezes é difícil encarar a realidade, que você esteja vivendo um relacionamento abusivo”, finaliza a psicóloga.

 

Josiane Souza, psicóloga – escritora de cinco livros e palestrante, Josiane atua na abordagem da psicanálise lacaniana, abordando assuntos que tratam o relacionamento abusivo e incentivando vítimas a deixarem o ciclo da violência. Josi possui uma vasta experiência em clínica. Especialista em terapia de casal, realiza um trabalho nas redes sociais com vídeos e artigos. Através do seu conhecimento tem ajudado milhares de seguidores a resgatarem seu amor-próprio e refletirem sobre seus relacionamentos.

Josiane Souza, psicóloga, escritora e palestrante.